O Papa
Bento XVI divulgou, em 6 de outubro de 2012, uma mensagem para o 50º Dia Mundial de Oração pelas
Vocações, a ser celebrado em 21 de abril de 2013, 4º Domingo de Páscoa.
Na mensagem o Santo Padre convida a todos para refletir sobre o
tema “As vocações, sinal da esperança fundada na fé”, que se integra no
contexto do Ano da Fé e no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico
Vaticano II.
Leia a mensagem:
Amados irmãos e irmãs!
No quinquagésimo Dia Mundial de Oração pelas Vocações que será
celebrado no IV Domingo de Páscoa, 21 de Abril de 2013, desejo convidar-vos a
refletir sobre o tema «As vocações sinal da esperança fundada na fé», que bem
se integra no contexto do Ano da Fé e no cinquentenário da abertura do Concílio
Ecumênico Vaticano II. Decorria o período da Assembleia conciliar quando o
Servo de Deus Paulo VI instituiu este Dia de unânime invocação a Deus Pai para
que continue a enviar operários para a sua Igreja (cf. Mt 9,38). «O problema do
número suficiente de sacerdotes – sublinhava então o Sumo Pontífice – interpela
todos os fiéis, não só porque disso depende o futuro da sociedade cristã, mas
também porque este problema é o indicador concreto e inexorável da vitalidade
de fé e amor de cada comunidade paroquial e diocesana, e o testemunho da saúde
moral das famílias cristãs. Onde desabrocham numerosas as vocações para o
estado eclesiástico e religioso, vive-se generosamente segundo o Evangelho»
(Paulo VI, Radiomensagem, 11 de Abril de 1964).
Nestas cinco décadas, as várias comunidades eclesiais dispersas
pelo mundo inteiro têm-se espiritualmente unido todos os anos, no IV Domingo de
Páscoa, para implorar de Deus o dom de santas vocações e propor de novo à
reflexão de todos a urgência da resposta à chamada divina. Na realidade, este
significativo encontro anual tem favorecido fortemente o empenho por se
consolidar sempre mais, no centro da espiritualidade, da ação pastoral e da
oração dos fiéis, a importância das vocações para o sacerdócio e a vida
consagrada.
A esperança é expectativa de algo de positivo para o futuro, mas
que deve ao mesmo tempo sustentar o nosso presente, marcado frequentemente por
dissabores e insucessos. Onde está fundada a nossa esperança? Olhando a
história do povo de Israel narrada no Antigo Testamento, vemos aparecer
constantemente, mesmo nos momentos de maior dificuldade como o exílio, um
elemento que os profetas de modo particular não cessam de recordar: a memória
das promessas feitas por Deus aos Patriarcas; memória essa que requer a
imitação do comportamento exemplar de Abraão, o qual – como sublinha o Apóstolo
Paulo – «foi com uma esperança, para além do que se podia esperar, que ele
acreditou e assim se tornou pai de muitos povos, conforme o que tinha sido
dito: Assim será a tua descendência» (Rm 4,18). Então, uma verdade consoladora
e instrutiva que emerge de toda a história da salvação é a fidelidade de Deus à
aliança, com a qual Se comprometeu e que renovou sempre que o homem a rompeu
pela infidelidade, pelo pecado, desde o tempo do dilúvio (cf. Gn 8,21-22) até
ao êxodo e ao caminho no deserto (cf. Dt 9,7); fidelidade de Deus que foi até
ao ponto de selar a nova e eterna aliança com o homem por meio do sangue de seu
Filho, morto e ressuscitado para a nossa salvação.
Em todos os momentos, sobretudo nos mais difíceis, é sempre a
fidelidade do Senhor – verdadeira força motriz da história da salvação – que
faz vibrar os corações dos homens e mulheres e os confirma na esperança de
chegar um dia à «Terra Prometida». O fundamento seguro de toda a esperança está
aqui: Deus nunca nos deixa sozinhos e permanece fiel à palavra dada. Por este
motivo, em toda a situação, seja ela feliz ou desfavorável, podemos manter uma
esperança firme, rezando com o salmista: «Só em Deus descansa a minha alma,
d’Ele vem a minha esperança» (Sl 62/61,6). Portanto ter esperança equivale a
confiar no Deus fiel, que mantém as promessas da aliança. Por isso, a fé e a
esperança estão intimamente unidas. A esperança «é, de fato, uma palavra
central da fé bíblica, a ponto de, em várias passagens, ser possível
intercambiar os termos “fé” e “esperança”. Assim, a Carta aos Hebreus liga
estreitamente a “plenitude da fé” (10,22) com a “imutável profissão da
esperança” (10,23). De igual modo, quando a Primeira Carta de Pedro exorta os
cristãos a estarem sempre prontos a responder a propósito do logos – o sentido
e a razão – da sua esperança (3,15), “esperança” equivale a “fé”» (Enc. Spe
salvi, 2).
Amados irmãos e irmãs, em que consiste a fidelidade de Deus à qual
podemos confiar-nos com firme esperança? Consiste no seu amor. Ele, que é Pai,
derrama o seu amor no mais íntimo de nós mesmos, através do Espírito Santo (cf.
Rm 5,5). E é precisamente este amor, manifestado plenamente em Jesus Cristo,
que interpela a nossa existência, pedindo a cada qual uma resposta a propósito
do que quer fazer da sua vida e quanto está disposto a apostar para a realizar
plenamente. Por vezes o amor de Deus segue percursos surpreendentes, mas sempre
alcança a quantos se deixam encontrar. Assim a esperança nutre-se desta
certeza: «Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele» (1 Jo
4,16). E este amor exigente e profundo, que vai além da superficialidade,
infunde-nos coragem, dá-nos esperança no caminho da vida e no futuro, faz-nos
ter confiança em nós mesmos, na história e nos outros. Apraz-me repetir, de
modo particular a vós jovens, estas palavras: «Que seria da vossa vida, sem
este amor? Deus cuida do homem desde a criação até ao fim dos tempos, quando
completar o seu desígnio de salvação. No Senhor ressuscitado, temos a certeza
da nossa esperança» (Discurso aos jovens da diocese de São Marino-Montefeltro,
19 de Junho de 2011).
Também hoje, como aconteceu durante a sua vida terrena, Jesus, o
Ressuscitado, passa pelas estradas da nossa vida e vê-nos imersos nas nossas
atividades, com os nossos desejos e necessidades. É precisamente no nosso
dia-a-dia que Ele continua a dirigir-nos a sua palavra; chama-nos a realizar a
nossa vida com Ele, o único capaz de saciar a nossa sede de esperança. Vivente
na comunidade de discípulos que é a Igreja, Ele chama também hoje a segui-lo. E
este apelo pode chegar em qualquer momento. Jesus repete também hoje: «Vem e
segue-Me!» (Mc 10,21). Para acolher este convite, é preciso deixar de escolher
por si mesmo o próprio caminho. Segui-Lo significa entranhar a própria vontade
na vontade de Jesus, dar-Lhe verdadeiramente a precedência, antepô-Lo a tudo o
que faz parte da nossa vida: família, trabalho, interesses pessoais, nós
mesmos. Significa entregar-Lhe a própria vida, viver com Ele em profunda
intimidade, por Ele entrar em comunhão com o Pai no Espírito Santo e,
consequentemente, com os irmãos e irmãs. Esta comunhão de vida com Jesus é o
«lugar» privilegiado onde se pode experimentar a esperança e onde a vida será
livre e plena.
As vocações sacerdotais e religiosas nascem da experiência do
encontro pessoal com Cristo, do diálogo sincero e familiar com Ele, para entrar
na sua vontade. Por isso, é necessário crescer na experiência de fé, entendida
como profunda relação com Jesus, como escuta interior da sua voz que ressoa
dentro de nós. Este itinerário, que torna uma pessoa capaz de acolher a chamada
de Deus, é possível no âmbito de comunidades cristãs que vivem uma intensa
atmosfera de fé, um generoso testemunho de adesão ao Evangelho, uma paixão
missionária que induza a pessoa à doação total de si mesma pelo Reino de Deus,
alimentada pela recepção dos sacramentos, especialmente a Eucaristia, e por uma
fervorosa vida de oração. Esta «deve, por um lado, ser muito pessoal, um
confronto do meu eu com Deus, com o Deus vivo; mas, por outro, deve ser
incessantemente guiada e iluminada pelas grandes orações da Igreja e dos
santos, pela oração litúrgica, na qual o Senhor nos ensina continuamente a
rezar de modo justo» (Enc. Spe salvi, 34).
A oração constante e profunda faz crescer a fé da comunidade
cristã, na certeza sempre renovada de que Deus nunca abandona o seu povo e que
o sustenta suscitando vocações especiais, para o sacerdócio e para a vida
consagrada, que sejam sinais de esperança para o mundo. Na realidade, os
presbíteros e os religiosos são chamados a entregar-se de forma incondicional
ao Povo de Deus, num serviço de amor ao Evangelho e à Igreja, num serviço
àquela esperança firme que só a abertura ao horizonte de Deus pode gerar.
Assim eles, com o testemunho da sua fé e com o seu fervor
apostólico, podem transmitir, em particular às novas gerações, o ardente desejo
de responder generosa e prontamente a Cristo, que chama a segui-Lo mais de
perto. Quando um discípulo de Jesus acolhe a chamada divina para se dedicar ao
ministério sacerdotal ou à vida consagrada, manifesta-se um dos frutos mais
maduros da comunidade cristã, que ajuda a olhar com particular confiança e
esperança para o futuro da Igreja e o seu empenho de evangelização. Na verdade,
sempre terá necessidade de novos trabalhadores para a pregação do Evangelho, a
celebração da Eucaristia, o sacramento da Reconciliação.
Por isso, oxalá não faltem sacerdotes zelosos que saibam estar ao
lado dos jovens como «companheiros de viagem», para os ajudarem, no caminho por
vezes tortuoso e obscuro da vida, a reconhecer Cristo, Caminho, Verdade e Vida
(cf. Jo 14,6); para lhes proporem com coragem evangélica a beleza do serviço a
Deus, à comunidade cristã, aos irmãos. Não faltem sacerdotes que mostrem a
fecundidade de um compromisso entusiasmante, que confere um sentido de
plenitude à própria existência, porque fundado sobre a fé n’Aquele que nos amou
primeiro (cf. 1 Jo 4,19).
Do mesmo modo, desejo que os jovens, no meio de tantas propostas
superficiais e efêmeras, saibam cultivar a atração pelos valores, as metas
altas, as opções radicais por um serviço aos outros seguindo os passos de
Jesus. Amados jovens, não tenhais medo de O seguir e de percorrer os caminhos
exigentes e corajosos da caridade e do compromisso generoso. Sereis felizes por
servir, sereis testemunhas daquela alegria que o mundo não pode dar, sereis
chamas vivas de um amor infinito e eterno, aprendereis a «dar a razão da vossa
esperança» (1 Pd 3,15).
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